segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Ler Um Bom Livro


Na última aula de filosofia meu professor perguntou o seguinte para a turma: “O que vocês acham mais fácil: ler um livro ou assistir televisão?” Ele se referia especificamente à TV aberta. O curioso é que eu fui a única a responder baixinho: “ler um bom livro”, enquanto a massa falou com demasiada certeza que assistir televisão é mais fácil.
        Ele me enviou um singelo sorriso, sendo a sua forma de concordar com a minha opinião descrita em uma simples frase. O tempo que transcorre entre o início e o término de uma leitura é suficiente para a pessoa se encontrar em um personagem ou em uma situação, visualizando o mesmo desfecho da própria experiência ou o caminho alternativo que foi escolhido por não percorrer. O mundo fictício frequentemente acolhe o leitor da monótona realidade enfrentada, permitindo-lhe vivenciar em um universo paralelo as fantasias provenientes dos seus sonhos nas quais ansiava por deparar-se – ora como método de fuga, ora simplesmente para se sentir vivo, ainda que não genuinamente.
         Particularmente, não há vício mais agradável que o da leitura. Nem tanto e-books, mas o cheirinho do papel misturando-se com o aroma do café faz com que haja uma preservação do imaginário do leitor a uma distância segura das míseras influências mundanas, resultando em uma vida repleta de conhecimento e criatividade (além da sabedoria do português, importantíssimo!).
        O que os livros significam para mim? Ora, simplesmente tudo! Foi ele o responsável pelo aumento do meu apreço à vida caseira, objetivando a produção de algo útil, sempre em pensamento, quase nunca me atrevendo por meio da escrita. Meus últimos anos podem ser representados por uma épica luta medieval, onde cada passo dado em busca da vitória significava uma página lida em busca do conhecimento – este, me salvando das consecutivas decepções. Então, não, a leitura não exerce somente a função de “válvula de escape”, vai muito além disso. Ela proporciona sabedoria para o leitor compreender como enfrentar com sensatez as situações nas quais ele se sujeita, servindo como um eterno professor.

2 comentários:

  1. Tem gente que ainda não percebe que por melhor que seja um filme, nada supera uma bela cena descrita e um punhado de imaginação.

    Se fechar no seu mundo, sonhar, imaginar momentos ou lugares descritos em livros traz bem inimaginável a consciência. Eu acho que é através da comparação desses ideais imaginários com o real que as pessoas amadurecem o sentido de ideal.

    Belo post :D

    ResponderExcluir
  2. Como o mestre Ariano suassuna diz: "Quem tem um livro, nunca irá morrer só" a leitura na minha opnião só tráz benefícios a produção intelectual do ser humano, assistir um filme é legal e mais comodo, ao contrário de ler um livro, que para muitas pessoas veêm como uma atividade monótono e fatigada porém, ler ao contrário do que algumas pessoas pensam, nos ajuda, tanto na capacidade de raciocínio quando na questão da fala e escrita, enfim, ler é tudo de bom.

    ResponderExcluir